falha longitudinal - traducción al ruso
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

falha longitudinal - traducción al ruso

ACIDENTE NATURAL
Falha tectónica; Falha normal; Falha (geologia); Rima (geologia); Falhas geológicas; Escarpa de falha
  • Falha normal na Formação La Herradura, Morro Solar, Peru. A camada leve de rocha mostra o deslocamento.
  • A: Falha Transcorrente; B: Falha Normal; C: Falha Inversa
  • Estruturas geológicas de Horst e Graben
  • 219x219px
  • Uma falha normal perto de Tblisi na Geórgia. As camadas de rocha à direita do plano de falha se moveram para baixo em relação às camadas de rocha à esquerda.
  • Falha Oblíqua
  • Imagem de satélite de uma falha no deserto de Taklamakan. As duas cristas coloridas (no canto inferior esquerdo e no canto superior direito) costumavam formar uma única linha contínua, mas foram separadas pelo movimento ao longo da falha.
  • Falha inversa em Lyons Sandstone sobre Fountain Formation (Garden of the Gods, Colorado Springs, Colorado, EUA)

falha longitudinal      
геол. продольный сброс, сброс по простиранию
falha longitudinal      
продольный сброс, сброс по простиранию
falha longitudinal      
- (геол.) продольный сброс, сброс по простиранию

Definición

longitude
sf (lat longitudine)
1 Extensão em linha reta.
2 Geogr Distância em graus entre o ponto 0 ou primeiro meridiano (o de Greenwich ou outro lugar convencionado) e o meridiano do lugar considerado contados de 0° a 180°, tanto para leste como para oeste deste meridiano, ao longo do equador. Por isso, a longitude pode ser oriental ou ocidental
L. astronômica de um astro:
arco da eclíptica medido em direção leste entre o ponto equinocial da primavera e o círculo máximo que passa pelo astro de que se trata e pelos pólos da eclíptica
L. de onda: distância, medida radialmente desde o emissor, em um espaço livre, entre dois pontos consecutivos nos quais uma onda eletromagnética tem a mesma fase
L. geocêntrica: longitude astronômica de um astro, supondo-o visto do centro da Terra
L. heliocêntrica: longitude astronômica de um astro, supondo-o visto do centro do Sol
L. ocidental: longitude de um lugar a oeste do primeiro meridiano
L. oriental: longitude de um lugar a leste do primeiro meridiano.

Wikipedia

Falha geológica

Falha Geológica ou Falha Tectônica é uma superfície de fratura de rochas em que ocorre ou ocorreu deslocamento relativo entre os dois blocos de um lado e de outro desta superfície que tende a ser plana, mas pode ser curvilínea. . O acúmulo de energia e a eventual liberação desta em zonas de falhas tectônicas é um dos fatores responsáveis pela ocorrência dos terremotos.

Falhamento é o processo geológico em que se produz uma falha e é causado por forças de compressão, extensão e cisalhamento nas rochas e nas camadas geológicas. Ou seja, com o movimento de massas rochosas vai se acumulando energia no interior da Terra, e, quando essa energia supera a resistência das rochas, ela é liberada na forma de um movimento súbito dessas rochas, que geralmente é concentrado ao longo de um plano específico na crosta terrestre, as falhas. .

Vale destacar que a resposta de cada rocha à ação de forças pode ser uma dobra ou uma falha. O que irá determinar qual das duas é a profundidade que a área está. Se estiver em zona rúptil, mais rasa, vai formar uma falha. Porém, se estiver em zona dúctil, em uma região mais profunda, tende a formar uma dobra.

As falhas geológicas apresentam tamanhos que variam de centímetros a dezenas de quilômetros ou mais.

O termo zona de falha tradicionalmente significa uma série de falhas subparalelas ou superfícies de deslizamento próximas o suficiente umas das outras para definir uma zona.

Em uma falha inclinada, os blocos separados são denominados capa ou teto e lapa ou muro. A existência de um nível de referência em ambos os blocos permite classificar a falha com base no seu movimento relativo.